Longo Currículo Literário

                Escrevo poesia desde os 12 anos, li meu primeiro livro sem figuras com 8 anos, foi o “Sandra na terra do antes” comprado por minha mãe no antigo “Círculo do Livro”. Sempre amei livros de suspense como Sherlock Holmes e Ágatha Christie e os de ação juvenil, como a quadrilogia d’Os Karas, de Pedro Bandeira.

                Foi no ensino médio, no entanto, que me apaixonei pelos poetas malditos, a ponto de virar gótica – na época era o movimento jovem mais deprê que existia – comecei a escrever poemas e descobri um concurso de poesias publicado no jornal. Concorri e fui classificada. Chamaram-me para participar do Sarau dos Poetas da Vila Prudente.

                Meu poema “versos perdidos” foi premiado por eles, bem como um conto que escrevi chamado “Sinfonia de Amigos”, este sim, perdido de verdade. Até hoje não encontrei nem vestígio dessa história que me rendeu um lindo troféu de menção honrosa, cujo texto nunca mais reescrevi, uma pena...

                A maior surpresa que tive, ao frequentar este sarau, foi encontrar uma ex-diretora da escola onde estudei o fundamental. Ela era uma das fundadoras deste grupo originalmente chamado de tertúlia literária. Nos tornamos amigas de sarau.

E continuei, com meus 17 anos, frequentando o sarau de uma maneira peculiar. Colocava meus versos na mochila, pegava minha bicicleta e pedalava até o sarau. Cresci e, entre os tropeços da vida (trabalho, escola, família, crises existenciais, namoro, casamento, maternidade) tornei-me professora de língua portuguesa e literatura, mas sempre produzindo poemas e contos como algo natural e vital para mim.

Tenho publicado dois livros de poesia, alguns contos infantis e outros contos variados. Participo ativamente de várias antologias, todos os anos, colaboro para a Agenda do Escritor da Editora Litteris desde 2015. Em 2022 entrei para a consagrada antologia dos 1001 poetas brasileiros da casa brasileira do livro de Rio Grande do Sul, ed. CBL-RS.

Durante a pandemia descobri a Biblioterapia com a Cris Seixas e com a Carla Souza, fazendo deste meu segundo ofício. Também me formei com Galeno Amorim, formidável teórico da área, e Cidinha Pardini, coração e mente que abraça a todos com suas palavras e gentileza.

Para encerrar este recorte literário de minha biografia, um orgulho que tenho foi ter participado de uma antologia comemorativa da data de cem anos do passamento daquele que foi um dos maiores escritores brasileiros, Machado de Assis.

Uma biografia só se encerra quando a pessoa parte da Terra, bom, como eu ainda estou por aqui, este não é um fim, mas apenas uma pausa ou apenas o desfecho de mais um capítulo de minha vida.

Abraços poéticos e beijos n’alma.

Milena Lis

@lumedasletras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MISTÉRIO DOS CINCO ESTRELAS 6s ANOS

A BOLSA AMARELA