A BOLSA AMARELA

       Lindo, envolvente e criativo. Esse livro de 1976 continua cativando e iniciando nossas crianças ao mundo da leitura. Ele fala da dimensão do impossível, onde a imaginação da protagonista faz as coisas ganharem vida e fantasia e realidade se misturam... Abaixo segue modelinho de avaliação de leitura aplicado aos meus alunos do 6º ano. 

Objetivo(s):  Avaliar a compreensão dos alunos referente a leitura do livro paradidático do trimestre.
Orientações:  as respostas deverão ser redigidas com clareza no espaço indicado; há somente uma resposta correta nas questões objetivas; a interpretação do enunciado é parte integrante da avaliação; não utiliza corretivo (branquinho) na folha de OIA.






QUESTÕES

            1-    Nome do livro:  ____________________________________ (0,15)
            2-    Nome do autor: ____________________________________ (0,15)

3- Observe as características das personagens e relacione as colunas: (0,25)
( a ) Raquel
( b ) Lorelai
( c ) Afonso
( d ) Brunilda
( e ) André


 
(    ) menina que trabalhava na Casa dos Consertos.
(    )  nome escolhido pelo galo, que antes se chamava Rei.
(    )  tia da menina, quem deu a bolsa amarela a ela.
(    ) protagonista da história, dona da bolsa amarela.
(    ) garoto imaginário, amigo da personagem principal.
 
 





 4-  A personagem principal tinha três grandes vontades, que às vezes cresciam, às vezes ficavam bem pequenininhas. Todas as opções abaixo apresentam as vontades, exceto: (0,25)
( a ) crescer                           ( b ) ser um menino
( c ) escrever                         ( d ) ser aeromoça

5- Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso: (0,70)
(   ) Terrível era um galo de briga, primo do Rei. Acabou virando um galo tomador-de-conta-de-galinha.
(   ) Para Raquel, comprar um sapato novo e tomar um sorvete eram vontades pequenas.
(   ) Os primeiros textos que a menina escreveu foram cartas.
(   ) Os primeiros textos que a menina escreveu foram um romance.
(   ) Raquel ficou com a bolsa amarela porque tinha pedido para sua tia.
(   ) Rei, o galo, fugiu do galinheiro porque queriam levá-lo para a panela.
(   ) Rei, o galo, embarcou em um barco porque queria inspirar outras pessoas a terem suas próprias ideias.

6- Ordene os fatos representados pelos desenhos na ordem em que aparecem na história: (0,50)
                             
 

 

                               (     )                          
7- Em um texto da escola, Raquel escreveu que queria um presente. Esse presente era: (0,50)
(    ) uma caixa de chocolate.                                    (    ) um sapato novo.
(    ) um guarda-chuva.                                             (    ) um galo.
(    ) uma bolsa amarela.                                           (    ) uma pipa.

Leia:
“Mas hoje to achando que é a vontade de escrever. Já fiz tudo pra me livrar delas. Adiantou? Humm! É só me distrair um pouco e uma aparece logo. Ontem mesmo eu tava jantando e de repente pensei: puxa, falta tanto ano pra eu ser grande. Pronto: a vontade de crescer desatou a engordar, tive que sair correndo pra ninguém ver.”
8 - Escreva, com base no trecho acima: (1,0)
a ) uma interjeição: ____________________________________ .
b ) duas palavras  na variação coloquial (utilizada quando falamos): ______________________________.
c ) um substantivo e seu artigo: ___________________________.
d) uma palavra que demonstra ação (verbo): _________________.


9- A Casa dos Consertos foi algo marcante e motivador na vida da personagem. Por quê? (0,50)
( a ) Ela descobriu onde consertar objetos quebrados.
( b ) Foi onde comprou linha forte para costurar o pensamento do Terrível.
( c ) Conversou e se divertiu com as pessoas de lá e descobriu a importância da amizade.
( d ) Consertaram a Guarda-chuva.


10- Na amplidão da praia, Raquel, com suas vontades, fez pipas e elas ganharam o céu. Esse gesto nos mostra que todos devem: (1,00)
( a ) Guardar suas imaginações.                              ( b ) Dar asas às suas imaginações.
( c ) Esconder suas imaginações.                            ( d ) Trancar suas imaginações.

11- Circule as palavras que a menina Raquel guardava dentro da bolsa amarela: (1,00)
laranjas, Rei/Afonso, linhas, alfinete de fralda, jornais velhos, nomes escritos em papeis, álbum de figurinhas, Terrível, alguns retratos, uma Guarda-chuva, sapato velho, Crista de Ferro, suas vontades, botões novos, um fecho que enguiça.

12 – Leia o trecho e responda: O pessoal desatou a rir. Principalmente a tia Brunilda. Ria de chorar. Parei de contar, me levantei, e botei a bolsa atrás de mim. Aí o Alberto começou a me fazer cócega pra ver se
saía da frente da bolsa. Pra quê!?! (1,00)
a)            O que o primo queria ao fazer cócegas em Raquel?
b)            A menina estava passando por um momento feliz ou constrangedor? Explique o porquê.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

13 –  “- Vou sair pelo mundo lutando pra não deixarem costurar o pensamento de ninguém.” A partir dessa frase de Afonso podemos entender que: (1,00)
a)            Devemos sempre seguir o que os adultos nos impõem.
b)            Precisamos respeitar a nossa própria vontade para sermos pessoas felizes.
c)            Devemos arrumar briga com quem não concorde conosco.
d)            Não podemos deixar que costurem nosso pensamento.

14 -  a) Quantas pessoas tinham na família de Raquel? b) E como eles “cuidavam” dela, que era a caçula da família? (1,00)
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

15 - Leia o trecho abaixo e escreva o que você pensa sobre isso. (1,00)
“ —Teu avô está estudando?
—Tá.
— Velho daquele jeito? (Era meio chato conversar com ela: só eu cochichava; ela falava normal, todo mundo ouvia.)
— Ele só é velho por fora. O pensamento dele está sempre novo.
— Por quê?
— Porque ele está sempre estudando. ”
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MISTÉRIO DOS CINCO ESTRELAS 6s ANOS