IRMÃO NEGRO, livro de Walcyr Carrasco, de 2003. Quando decidi adotá-lo com minha turma, foi um tiro no escuro. Não sabia se meus alunos "comprariam" a ideia. A mim, seduziu com seu texto fácil e ágil, com momentos de tristezas e demonstração de amizade sincera. Irmão Negro mostra alguns constrangimentos trazidos à tona por conta do preconceito velado que existe aqui no Brasil.
O fato é que tive aluno que chegou a lê-lo três vezes seguidas, pasmem! A história ecoou em alguns deles e foi maravilhoso poder debater com alunos de sexto ano o porquê do racismo existir dentre nós.
A leitura foi desdobrada em um trabalho onde deveriam montar sua árvore genealógica, o máximo de antecedentes que conseguissem e alguns se surpreenderam com suas raízes afros e indígenas. Foi realmente um tiro certeiro. Tive um aluno descendente de japoneses e o mais legal foi saber que não há UMA RAÇA predominante e sim uma maravilhosa miscigenação racial que dá a graça e a cor do Brasil.
Foi lindo!!! Abaixo modelinho de avaliação aplicada.
QUESTÕES
Segurança do Starbucks teria
pedido à menina, que é adotada, que se retirasse do local imaginando se tratar
de pedinte.
“A civilização só valerá a pena quando todos os homens forem irmãos. Se
o homem ataca seu irmão porque ele tem a pele diferente, é pior que os animais.
Pelo menos os bichos costumam defender sua própria espécie.” (“Irmão Negro” – Pág. 50)
O fato é que tive aluno que chegou a lê-lo três vezes seguidas, pasmem! A história ecoou em alguns deles e foi maravilhoso poder debater com alunos de sexto ano o porquê do racismo existir dentre nós.
A leitura foi desdobrada em um trabalho onde deveriam montar sua árvore genealógica, o máximo de antecedentes que conseguissem e alguns se surpreenderam com suas raízes afros e indígenas. Foi realmente um tiro certeiro. Tive um aluno descendente de japoneses e o mais legal foi saber que não há UMA RAÇA predominante e sim uma maravilhosa miscigenação racial que dá a graça e a cor do Brasil.
Foi lindo!!! Abaixo modelinho de avaliação aplicada.
Objetivo(s): Avaliar a compreensão dos alunos referente a
leitura do livro A IRMÃO NEGRO – de WALCYR CARRASCO
|
Orientações: as respostas deverão ser redigidas com
clareza no espaço indicado; há somente uma resposta correta nas questões
objetivas; a interpretação do enunciado é parte integrante da avaliação; não
utiliza corretivo (branquinho) na folha de OIA.
|
“IRMÃO NEGRO” – WALCYR CARRASCO
1. Qual
é o tema central abordado na obra “Irmão Negro” de Walcyr Carrasco? Por quê?(1,0)
________________________________________________________
________________________________________________________
2. O
título da obra faz referência ao garoto Sérgio que é negro e foi morar com Léo,
que o considerou como irmão. Qual foi o motivo que levou Sérgio a morar com a
família de Léo? Explique. (2,0)
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
3. Sérgio
foi preso, devido a um ato de injustiça e de preconceito racial. Ele foi
acusado injustamente de (1,0)
( ) roubar um boné e um relógio que estavam
na vitrine de uma loja;
( ) roubar dois bonés que foram encontrados
em sua sacola;
( ) roubar um boné que foi encontrado em sua
sacola;
( )
roubar o boné que colocou em sua cabeça.
Leia a notícia e responda o que se
pede:
Segurança do Starbucks teria
pedido à menina, que é adotada, que se retirasse do local imaginando se tratar
de pedinte.
São Paulo – Os pais de uma menina negra de 11 anos afirmam que
a filha sofreu discriminação racial na loja Starbucks do bairro Jardins, na
zona sul de São Paulo, no último dia 15. Segundo Jorge e Tatiane Timi, a
garota, que é adotada, foi confundida com uma pedinte por um funcionário. A
situação teria acontecido depois que a menina saiu do banheiro e um dos
seguranças teria pedido que ela se retirasse da loja.
http://odia.ig.com.br/brasil/2017-07-25/pais-acusam-starbucks-de-racismo-contra-filha-negra.html
4.Essa
notícia de jornal demonstra como a história do livro IRMÃO NEGRO, mesmo sendo
uma ficção, tem relação com a vida real. Na sua opinião, o racismo se
justifica? Explique sua resposta. (2,0)
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
5. O racismo e
o bullying são práticas condenáveis e, até mesmo, são
consideradas como crime. O que elas têm em comum? (1,0)
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
6. Na fala do autor no final do livro, podemos ler:
“Ao escrever Irmão Negro, também
quis lembrar que
somos todos irmãos. E que o mundo será melhor
quando tivermos todos uma grande relação fraternal.”
(p. 79, AUTOR E OBRA, Irmão Negro). Além da Adoção, qual é o tema principal
abordado pelo livro de Walcyr Carrasco, que lemos neste período? (1,0)
(A) O preconceito cultural. (B) A discriminação
religiosa.
(C) O preconceito linguístico. (D) A discriminação
social.
(E) O
preconceito racial.
7. Sobre o enredo do livro podemos afirmar: (1,0)
I – Leo sente saudades de sua antiga turma quando
eles o deixam de lado por causa de Sérgio e até
pensa que não quer mais um irmão como aquele.
II – O fato de Leo ter cortado o dedo na lata de
doce, fez com que Sérgio voltasse a lembrar de tudo o
que passara na Bahia e acabar contando toda a
história para Leo.
III – Após o episódio do boné no shopping, o pai de
Leo tem uma conversa com ele para que Sérgio
seja levado para um orfanato.
IV – Dona Bina, mesmo sendo descendente de negros,
não admitia isso e terminou o livro sem mudar sua opinião sobre o assunto.
Estão CORRETAS
de acordo com as afirmações acima:
(A) Todas
as afirmativas.
(B) As
afirmativas I e II.
(C) As
afirmativas I, II e IV.
(D) As
afirmativas I e IV.
(E) As
afirmativas II e IV
8. No livro Irmão Negro, as personagens vivenciam
algumas ações e sentimentos de: (1,0)
(1) Solidariedade (2) Revolta (3) Amizade (4)
Preconceito racial (5) Desigualdade social
RELACIONE e NUMERE corretamente esses sentimentos
com as passagens abaixo: 0,20 CADA
a-( )“ – Garoto, vai pela entrada de serviço”
b-( )“– De jeito nenhum, Leo, eu sou sua amiga. E
do Sérgio também. Você podem contar comigo!”
c-( ) “ Mas agora ele ficava até mais tarde,
ajudava os comerciantes a retirar as barracas em troca das
laranjas amassadas, das verduras
murchas.”
d-( )“Só então percebi as lágrimas correndo pelo
meu rosto. Fiquei furioso. Não gosto de chorar na frente de ninguém.
e ( )“– Eu
pensei muito, Leo. Não quero ser como a minha mãe. Eu quero ter orgulho de mim
mesma!”
GABARITO: https://docs.google.com/document/d/1L92xspGfmMthDY7xP63JNCotfW8GAZf6_s7ytenuAWI/edit?usp=sharing
GOSTARIA DE TER AS RESPOSTAS
ResponderExcluirResposta do 8
ResponderExcluirQuestionamentos atuais! Fantástico!
ResponderExcluir